{{! This file is part of Moodle - http://moodle.org/ Moodle is free software: you can redistribute it and/or modify it under the terms of the GNU General Public License as published by the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or (at your option) any later version. Moodle is distributed in the hope that it will be useful, but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the GNU General Public License for more details. You should have received a copy of the GNU General Public License along with Moodle. If not, see . }} {{! @template theme_ilb/frontpage_ilb Frontpage ILB layout template. Context variables required for this template: * sitename - The name of the site * output - The core renderer for the page * bodyattributes - attributes for the body tag as a string of html attributes Example context (json): { "sitename": "Moodle", "output": { "doctype": "", "page_title": "Test page", "favicon": "favicon_saberes.ico", "main_content": "

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" }, "bodyattributes":"" } }} {{{ output.doctype }}} Instituto Legislativo Brasileiro - ILB {{>theme_ilb/head}} {{>theme_ilb/header}}

Validar Certificado

Digite o código do certificado para verificar:

Obter Certificados

Para obter o certificado de cursos já concluídos, clique no botão abaixo.

Certificados antigos

Emissão de certificados para alunos inscritos no período de 2010/2013.

Nos cursos EaD sem tutoria, podem se matricular servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, dos órgãos conveniados e o público em geral. Nos cursos EaD com tutoria, o público em geral poderá fazer a pré-matrícula, porém só serão selecionados se houver disponibilidade de vagas.
Todos os cursos oferecidos pelo ILB, na modalidade a distância, com e sem tutoria, são sem custo para os alunos.
O aluno pode realizar até 02 (dois) cursos simultaneamente, sem tutoria, e um curso com tutoria, desde que haja vaga.
Os cursos a distância ofertados pelo ILB são considerados cursos de educação continuada e, por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do MEC, conforme a lei nº. 9394/96; Decreto nº. 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).
Os cursos podem ser acessados por computador, tablet e celular, com configurações básicas e acesso à internet banda larga. Caso tenha dúvidas em relação ao acesso e à utilização do material on-line, você pode pedir ajuda à equipe de EaD enviando um e-mail para ilbead@senado.leg.br.
O Saberes é um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, baseado no Moodle, que visa facilitar a aprendizagem. É nesse ambiente que o participante dos cursos a distância do ILB terá acesso aos conteúdos, realizará as atividades, enviará e receberá mensagens e terá acesso às suas notas e certificado. É também por meio desse ambiente que professores tutores e coordenadores de cursos interagem com os participantes e têm acesso a informações e relatórios. O ILB passou a utilizar o Saberes em fevereiro de 2014.

O que devo fazer

  1. 1. Caso você não tenha cadastro na nossa plataforma, acesse pelo endereço eletrônico http://saberes.senado.leg.br, clique em Cadastre-se, localizado no bloco Acesso, à direita da tela.
  2. 2. Preencha as informações solicitadas e, ao final, clique em Cadastrar este novo usuário.
  3. 3. Uma mensagem será enviada para o endereço eletrônico que foi informado, para que o seu cadastro seja confirmado.
  4. 4. Após a confirmação, acesse a plataforma, escolha o curso do seu interesse e efetive a sua matrícula.
  5. 5. Você receberá uma mensagem confirmando sua matrícula no curso.
  1. 1. Cheque a caixa de spam do seu correio eletrônico.
  2. 2. Não localizou? Solicite a liberação pelo endereço eletrônico ilbead@senado.leg.br ou entre em contato pelo telefone (61) 3303-1475.
  1. 1. Você terá até 60 (sessenta) dias para a conclusão do curso.
  2. 2. O curso poderá ser concluído antes desse prazo, mas o certificado só será emitido 21 (vinte e um) dias após a data de matrícula.
  1. 1. Ao acessar a página inicial do curso, clique na opção Guia do Estudante.
  2. 2. Nele você encontrará informações importantes para que você entenda os ícones existentes e sua respectiva função.
  3. 3. É importante que sua leitura seja feita na íntegra para a completa informação quanto à navegação dentro da plataforma.
  1. 1. Acesse o Saberes no endereço http://saberes.senado.leg.br, digitando sua identificação de usuário e senha.
  2. 2. Nessa página, clique na sua foto ou na imagem .
  3. 3. Clique em Modificar Perfil.
  4. 4. Faça as alterações necessárias e, ao final da página, clique em Atualizar perfil.
  5. 5. Você pode alterar todos os seus dados, com exceção do CPF.
  1. 1. Acesse o Saberes no endereço http://saberes .senado.leg.br.
  2. 2. Nessa página, no bloco Acesso, clique em: Perdeu a senha?
  3. 3. Preencha as informações solicitadas (Identificação de Usuário ou E-mail).
  4. 4. Clique em Buscar.
  5. 5. Será encaminhado um link para o seu correio eletrônico, cadastrado na plataforma para a criação de uma nova senha.
  6. 6. Não recebeu o link? Entre em contato com o ILB pelo endereço eletrônico ilbead@senado.leg.br ou pelo telefone (61) 3303-1475.
Provavelmente você excedeu o prazo de conclusão do curso, que é de 60 (sessenta) dias a contar da data de matrícula. Seu status no curso ficará como abandono. Por isso, sua vaga ficará bloqueada por 30 (trinta) dias a contar da data limite para finalização do curso. Caso você não saiba a data limite, solicite a informação via e-mail para ilbead@senado.leg.br ou pelo telefone (61) 3303-1475.
É preciso aguardar a abertura de uma nova turma para que você possa se matricular novamente. Não é possível a rematrícula dentro da turma em que o aluno não obteve êxito.
  1. 1. Acesse o Saberes pelo endereço eletrônico http://saberes.senado.leg.br, digitando sua Identificação de usuário e senha.
  2. 2. Entre no curso em questão.
  3. 3. Você poderá identificar quanto tempo tem para concluir o curso no bloco Meu Progresso, localizado na lateral direita da página inicial do curso.
  1. 1. Acesse a plataforma Saberes, http://saberes.senado.leg.br, digitando sua Identificação de Usuário e Senha.
  2. 2. Nessa página, clique na imagem , no bloco Bem-vindo ao Saberes.
  3. 3. Clique em Modificar perfil.
  4. 4. Nessa página, vá a opção Imagem do Usuário.
  5. 5. Arraste o arquivo de sua foto, diretamente para o campo indicado com a flecha.
  6. 6. Caso tenha dificuldade em arrastar a foto, clique no campo com a flecha.
  7. 7. Clique em Enviar um arquivo.
  8. 8. Em seguida em Escolher arquivo.
  9. 9. Depois de inserido o arquivo, clique no botão Enviar este arquivo.
  10. 10. Em seguida, vá até o final da página e clique em Atualizar perfil.
  1. 1. Matrículas não podem ser canceladas.
  2. 2. Você terá que aguardar o prazo de finalização do curso e cumprir a punição, que é de 30 (trinta) dias a contar da data final do curso, para ter a sua vaga liberada para uma nova matrícula.
Você terá uma segunda oportunidade para fazer a avaliação final, dentro do prazo limite de realização do curso. Em caso de nova reprovação, deverá cumprir uma suspenção de 30 (trinta) dias a contar da data final de realização do curso. Após esse prazo, você deve aguardar a abertura de uma nova turma para se matricular novamente no curso.

"Curso com tutoria" é aquele que conta com o acompanhamento de tutores e tem a duração de 40 dias. A carga horária é de 60 horas e o público-alvo são os servidores do legislativo federal, estadual e municipal e distrital. O cidadão comum poderá se candidatar, mas só será inscrito caso o número de vagas não tenha sido atingido.

"Curso semtutoria" tem a característica de ser autoinstrucional, isto é, não conta com o acompanhamento e orientação de tutores. A carga horária dos cursos é variável e cada usuário pode se candidatar a até dois cursos simultaneamente.

Os cursos com tutoria são específicos para os servidores do legislativo federal, estadual, municipal e distrital, ou para órgãos conveniados. Havendo a disponibilidade de vagas, as mesmas serão ofertadas à população em geral.

Nesse caso, existe um período de pré-matrícula no qual todas as inscrições serão recebidas. Na fase de matrícula, a plataforma realiza a seleção dos candidatos. Havendo a disponibilidade de vagas, a população será contemplada de acordo com a ordem de chegada das pré-matrículas.

Ao final do período de matrícula, haverá a emissão de uma mensagem e confirmação ou de negativa de matrícula.

Se você realizou uma pré-matrícula, fique atendo ao cronograma do curso para verificar o recebimento das referidas cartas. Após a conclusão do curso eu recebo algum certificado de participação?

Sim. Todos os cursos são certificados. Para tanto, o aluno deverá obter 70 pontos, como nota mínima, na avaliação e estar matriculado no curso há, no mínimo, 20 dias.

No certificado constam o nome e CPF do aluno; modalidade do curso, nome do curso; nota de aprovação; período de realização; carga horária; conteúdo programático; código de verificação do certificado e CNPJ do Senado Federal.
Ao concluir o curso com média superior a 70 pontos e 21 dias de matrícula no curso, seu certificado é emitido automaticamente. Para imprimi-lo, faça o seguinte:
  1. 1. Entre na plataforma Saberes, http://saberes.senado.leg.br, digitando Identificação de Usuário e Senha.
  2. 2. Nessa página, clique em Certificados, localizado na barra superior.
  3. 3. Clique no botão azul Obter certificados e, em seguida, no ícone Impressora ao lado do nome do curso
Todos os certificados emitidos pela plataforma Saberes possuem um código de validação. Esse código possibilita que qualquer pessoa verifique a autenticidade do documento. Para confirmar sua veracidade, faça o seguinte.
  1. 1. Acesse a plataforma pelo endereço http://saberes.senado.leg.br.
  2. 2. Não é necessário possuir identificação de usuário e senha.
  3. 3. Nessa página, clique em Certificados, localizado na barra superior.
  4. 4. Na opção Validar Certificado, digite o código constante no verso do certificado.
  5. 5. Em seguida, clique em Verificar.
  6. 6. Na tela seguinte, serão exibidos o código de verificação, o nome do aluno, o CPF, o nome do curso realizado, data de emissão do certificado, o período de realização, a carga horária e o programa do curso.
  7. 7. Este documento poderá ser impresso. Para isso, clique no ícone da impressora que aparece no início da tela.
Sim.
  1. 1. Acesse a plataforma pelo endereço http://saberes.senado.leg.br.
  2. 2. Não é necessário digitar sua identificação de usuário e senha.
  3. 3. Clique em Certificados, localizado na barra superior da página.
  4. 4. Clique no botão laranja Certificados antigos.
  5. 5. Você será direcionado para o endereço eletrônico da plataforma Trilhas que é http://www17.senado.gov.br/user/login.
  6. 6. Clique na opção Autenticar Certificado. Não é necessária identificação de usuário ou senha.
  7. 7. Digite o código de validação na caixa de digitação. Em seguida, clique em OK.
É possível validar, também, fora da plataforma Saberes. Digite, no seu navegador, o endereço eletrônico constante no passo 5.
As dúvidas deverão ser encaminhadas via o endereço eletrônico ilbead@senado.leg.br. Para maior agilidade, informe o curso, a turma, a cópia do conteúdo com a localização do módulo, unidade e página, ou questão a serem investigados, acompanhados do número do CPF e o endereço de eletrônico cadastrado.
Para acessar a versão em PDF com o conteúdo do curso acesse a página inicial do curso, na seção Módulo de Apoio/ Biblioteca e clique em Conteúdo do curso em PDF. Após o término do curso você não terá mais acesso ao conteúdo tanto em PDF quanto ao curso inteiro.

Serviço de Ensino a Distância – SEED

Cursos abertos e sem custo para a comunidade legislativa e os cidadãos

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ACESSO



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Bem-vindo ao Saberes!

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