<ahref="tramitacao_relatoria"><b>Tramitação</b></a>, <ahref="tramitacao_relatoria#relatoria"><b>Relatoria</b></a>, <ahref="numeracao_docsacess"><b>Numeração</b></a> e
@ -220,11 +220,11 @@ A Busca por palavra chave só pesquisa o cadastro de matérias legis
Quando a pesquisa é realizada dentro do módulo de atualização das informações, o operador tem a possibilidade de fazer alterações nas informações das matérias que resultou da pesquisa.<br/>
@ -37,11 +37,11 @@ data a partir da qual ela ficou inativa; devendo, nesse caso, ser posterior a da
A exclusão da comissão somente será possível se não tiver havido qualquer tramitação de matéria para ela. Então, deve-se exclui-la antes da tabela de unidades de tramitação. <br/>
A tela exibe um conjunto de dados básicos para a elaboração de uma nova proposição ou de um documento acessório. No caso de uma proposição ou se um documento estiver sido consultado, o sapl permitirá a sua <ahref="proposicao_editor">atualização</a> . Os dados básicos são os seguintes:<br><br><b>Tipo</b> - combo para a seleção do tipo de proposição legislativa ou documento acessório.<br><br><b>Descrição</b> - deve conter uma breve descrição sobre a proposição ou documento que está sendo elaborado ou atualizado.<br><br><b>Matéria Legislativa, número e ano</b> - essas informações somente deverão ser indicadas quando tratar-se de um documento do tipo <b>parecer</b>, caso contrário, o sistema mantém os respectivos campos inibidos, ou seja, sem acesso. Caso tenham que ser informados, a matéria legislativa já deverá ter sido cadastrada no sistema. <br><br><b>Criar texto em XML</b> ou <b>Carregar Arquivo Externo</b> - indicar assinalando uma das opções. Caso seja indicada a opção - Criar texto em XML - o sapl irá disponibilizar um editor de textos - orientado por um modelo próprio, o qual deve ter sido previamente associado - para o tipo de documento a ser digitado, ou seja, com a formatação final que foi previamente ajustada para o tipo de documento. Se a segunda opção for a indicada, então o sapl irá habilitar o botão <b>Arquivo</b> de modo a permitir realizar a carga de um documento previamente digitado; e, neste caso, não entrará no mérito do modelo e nem da respectiva folha de estilo - formato final - do documento <i>uploaded</i>.<br><br>Ao final, deve ser acionado o botão <b>salvar dados básicos e criar texto integral</b> para dar seguimento a execução da função. Se a opção foi a de criar o texto, o sapl abrirá o editor de textos para que o documento seja digitado. No caso do <i>upload</i> de documento já digitado, a função emitirá mensagem de finalização e de envio para protocolo informando o número de identificação gerado de modo automático.
A tela exibe um conjunto de dados básicos para a atualização da proposição ou documento acessório. A seguir, as situações possíveis:<br><br><b>- Proposição ainda não enviada</b> - Neste caso o autor tem disponível as seguintes ações: <b>Editar o Texto Integral</b>, sendo que, antes da edição, os dados básicos eventualmente modificados devem ser salvos; retornar a tela anterior, clicando em <b>Início</b>; clicar em <b>Salvar</b> para salvar os dados básicos; ou, clicar em <b>Excluir</b> para excluir a proposição ou o documento acessório, conforme o caso. <br><br><b>- Proposição já enviada, porém, ainda não recebida</b> - Neste estado, as ações disponíveis são: clicar em <b>Imprimir Recibo</b> para imprimir o recibo referente ao envio para protocolo; clicar em <b>Imprimir Texto Integral</b> para imprimir a proposição ou documento; clicar em <b>Início</b> para retornar a tela anterior; ou, ainda, clicar em<b> retomar a proposição enviada</b> para retomar a proposição e realizar modificações no seu texto. Neste caso, o Sapl irá desprezar o número anteriormente gerado, no momento do envio, e ao ser reenviada a proposição, gerar nova numeração. Após essa ação, a proposição ou documento retorna a situação de <b>proposição ainda não enviada</b>.<br><br><b>- Proposição já enviada e recebida</b> - Nesta situação, todas as ações relativas a situação anterior - de recebida - estão disponíveis, exceto que não será permitida retomar a proposição e nem realizar alterações nos dados básicos.
Esta tela exibe uma lista de proposições legislativas, que foram, ou estão sendo, elaboradas por um usuário com perfil de autor. Contém as seguintes colunas de dados:<br><br><b>Data de envio</b> - refere-se a data na qual o autor enviou a proposição para protocolo. Caso ainda, a mesma não tenha sido enviada, o sistema exibe a palavra <b>em elaboração</b>. Essa coluna possui um link para a tela que contém o detalhamento da proposição referida, o qual é acionado quando se clica sobre o mesmo.<br><br><b>Tipo</b> - indica o tipo de proposição.<br><br><b>Descrição</b> - contém a descrição da proposição. <br><br><b>Recebida</b> - sim ou não, indicando a informação de recebimento ou não da proposição pela Secretaria Legislativa da Casa, para que seja protocolada, no caso da Proposição já ter sido enviada.<br><br>Além das colunas de dados acima, possui os seguintes links de acionamento de funcionalidades:<br><br><b>Próxima página</b> - avança para apresentar mais 8 proposições - paginando para frente, no caso de haver mais proposições.<br><br><b>Página anterior</b> - retrocede para apresentar as 8 proposições anteriores - paginando para trás, se houver.<br/><br/><b>Elaborar nova proposição</b> - link que, ao ser acionado, direciona o usuário para a tela de inclusão de nova proposição.
<br>Além das informações básicas de identificaçáo da Sessão é possível acessar o áudio num dos formatos <i>mp3</i> e <i>aac</i> e o video num dos formatos: <i>mp4</i>, <i>flv</i> e <i>webM</i> por meio das respectivas <b>URL's</b>, caso tenham sido gerados. Ao selecionar uma sessão específica, o sistema irá apresentar o seguinte menu de opçóes, relativo a sessão plenária:<br/>
<br>Ao ter acesso, para cadastro, será exibida a opção de Incluir, para a inclusão de novas Sessões. Ao ser acionada essa função, será exibida a tela Formulário de Cadastro.<br/>
<br>Para a efetivação do cadastramento serão necessários dados das seguintes tabelas auxiliares:<br/>
<br/>
<b>Tabelas Auxiliares</b><br/>
<ul>
<li><ahref="tipo_sessao_plenaria">Tipo de Sessão Plenária</a></li>
<br>Após digitar os textos dentro da caixa, acione o botão 'Salvar' para grava-los.<br/>
<br><b>Nota:</b> Deve-se evitar copiar textos de outros editores MS Word, etc (Crtl-C e Crtl-V) para dentro da caixa de texto, uma vez que juntamente com o texto vem <i>tags</i> inseridas pelo Editor de Textos, as quais nem sempre são reconhecidas ou passíveis de tradução para o <i>html</i>, que é a linguagem do Navegador Web. Esta sugestão é feita, pois sempre que uma <i>tag</i> existente no texto e não reconhecida pela função de conversão, o relatório em <i>PDF</i> deixa de ser gerado devido a ocorrências de erros decorrentes dessas <i>tags</i> não traduzidas.<br/>
<br>A informação, sobre o quórum, foi previamente cadastrada quando do cadastro do tipo de sessão no sistema.<br/>
<br>Para a execução desta função serão necessários que os <ahref="modulo_parlamentares">Parlamentares</a> bem como os <ahref="tipo_sessao_plenaria">Tipos de Sessão Plenária</a> - em <b>tabelas auxiliares</b>, estejam previamente cadastrados. <br/>
<br>Na identificação da matéria há um link que, quando acionado, permite o acesso aos meta dados da matéria propriamente.<br/>
<br>As matérias legislativas são inseridas no Expediente, por meio da função <i>Matérias no Expediente</i>, da <i>Sessão Plenária</i>.<br/>
<br>O retorno a tela anterior é feito ao acionar o botão 'Retornar', que se encontra na parte inferior da tela.<br/>
<br>Esta função permite o acesso as funções <b>inclusão individual</b> ou de <b>várias matérias</b> na mesma transação, conforme o botão que for acionado, via clique do mouse. <br/>
<br>Também, é possível ajustar as matérias na Ordem do Dia, de modo a restaurar o número de ordem sequencial, bastando para isso, clicar no botão 'Ajustar Ordenação na Ordem do Dia', as quais serão renumeradas em ordem de tipo, ano e número. <br/>
<br>O retorno a tela anterior é feito ao acionar o botão 'Retornar', que se encontra na parte inferior da tela.<br/>
<br>Para excluir o parlamentar da Mesa da Sessão, basta seleciona-lo e acionar o botão 'Excluir'. O sistema, antes de efetivar, irá perguntar se deseja realmente excluir e, caso afirmativo, efetivará a exclusão e emitirá a mensagem: <i>!Parlamentar excluído com sucesso da composição da mesa</i>.<br/>
<br>Para a execução desta função serão necessários que os <ahref="modulo_parlamentares">Parlamentares</a> bem como os <ahref="cargo_mesa">Cargos</a> - em tabelas auxiliares, estejam previamente cadastrados. <br/>
@ -14,11 +14,11 @@ Essa função possui 3 caixas: Oradores Cadastrados, Cadastro de Ora
<br>Em <b>Cadastro de Oradores</b> consta no combo box os parlamentares ativos que ainda podem ser selecionados e incluídos na lista de oradores com a indicação da ordem de pronunciamento. Ao acionar o botão <i>incluir orador</i> o sistema irá emitir a mensagem <i>! Parlamentar incluído com sucesso na lista de oradores!</i><br/>
<br>A última caixa, <b>Cadastro de Discurso</b> permite a inclusão do discurso do parlamentar. Para tanto, é necessário selecionar o parlamentar no combo box, clicar em <i>arquivo</i> para obter o discurso e, em seguida, clicar no botão <i>Incluir Discurso</i>. O sistema irá emitir a mensagem <i>!Discurso incluído com sucesso!</i> e o link <i>continuar</i> que ao pressionado retorna a tela anterior.<br/>
@ -14,11 +14,11 @@ Essa função possui 3 caixas: Oradores Cadastrados, Cadastro de Ora
<br>Em <b>Cadastro de Oradores</b> consta no combo box os parlamentares ativos que ainda podem ser selecionados e incluídos na lista de oradores com a indicação da ordem de pronunciamento. Ao acionar o botão <i>incluir orador</i> o sistema irá emitir a mensagem <i>! Parlamentar incluído com sucesso na lista de oradores!</i><br/>
<br>A última caixa, <b>Cadastro de Discurso</b> permite a inclusão do discurso do parlamentar. Para tanto, é necessário selecionar o parlamentar no combo box, clicar em <i>arquivo</i> para obter o discurso e, em seguida, clicar no botão <i>Incluir Discurso</i>. O sistema irá emitir a mensagem <i>!Discurso incluído com sucesso!</i> e o link <i>continuar</i> que ao pressionado retorna a tela anterior.<br/>
@ -14,11 +14,11 @@ Essa função possui 3 caixas: Oradores Cadastrados, Cadastro de Ora
<br>Em <b>Cadastro de Oradores</b> consta no combo box os parlamentares ativos que ainda podem ser selecionados e incluídos na lista de oradores com a indicação da ordem de pronunciamento. Ao acionar o botão <i>incluir orador</i> o sistema irá emitir a mensagem <i>! Parlamentar incluído com sucesso na lista de oradores!</i><br/>
<br>A última caixa, <b>Cadastro de Discurso</b> permite a inclusão do discurso do parlamentar. Para tanto, é necessário selecionar o parlamentar no combo box, clicar em <i>arquivo</i> para obter o discurso e, em seguida, clicar no botão <i>Incluir Discurso</i>. O sistema irá emitir a mensagem <i>!Discurso incluído com sucesso!</i> e o link <i>continuar</i> que ao pressionado retorna a tela anterior.<br/>
<br>Para isso, o sistema apresenta uma lista dos parlamentares bastando assinalar - com um clique do mouse - no quadro, que se encontra a esquerda do nome de cada parlamentar, a presença na Ordem do Dia e, ao final, acionar o botão 'Salvar'. <br/>
<br>Para excluir o parlamentar da lista de presenças basta desmarcar - com um clique do mouse - o quadro correspondente ao nome do parlamentar e acionar o botão 'Salvar'.<br/>
<br>O sistema irá exibir a mensagem <i>!Lista de presença da Ordem do Dia cadastrada com sucesso!</i>.<br/>
<br>Para a execução desta função serão necessários que os <ahref="modulo_parlamentares">Parlamentares</a> bem como os <ahref="tipo_sessao_plenaria">Tipos de Sessão Plenária</a> - em <b>tabelas auxiliares</b>, estejam previamente cadastrados. <br/>
<br>Para a execução desta função serão necessários que os <ahref="{% url 'sapl.base:help_topic'%}?topic=modulo_parlamentares">Parlamentares</a> bem como os <ahref="{% url 'sapl.base:help_topic'%}?topic=tipo_sessao_plenaria">Tipos de Sessão Plenária</a> - em <b>tabelas auxiliares</b>, estejam previamente cadastrados. <br/>
<br>O campo observações deve ser preenchido, quando for o caso, com as informações que forem julgadas oportunas e de esclarecimentos adicionais. <br/>
<br>Após preenchidas todas as informações, clicar no botão 'Salvar'. O sistema deverá emitir a mensagem: <i>!Votação salva com sucesso!</i> caso todos os dados estejam corretos, devendo clicar em <i>continuar</i> para retomar o registro da votação de outras matérias.<br/>
<br>Entretanto, emitirá a mensagem: <i>!Quantidade de Votos é diferente do número de parlamentares presentes na Ordem do Dia!</i> caso o total de votantes esteja diferente da lista de presença indicada na Ordem do Dia. Neste caso, clique em <i>voltar</i> para retornar a tela anterior e efetuar as correções.<br/>