Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
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{% extends "base.html" %}
{% load i18n %}
{% block base_content %}
<div id="conteudo">
<h1><a NAME="rel_topo">Emitindo Relatórios Administrativos</a></h1>
<br />
Tanto o usuário autenticado como o não autenticado podem selecionar e gerar qualquer um
dos relatórios, que são apresentados na tela para visualização ou para impressão. Esses
relatórios possuem o conteúdo dinâmico em termos de atualização; ou seja, os dados refletem
a situação do momento em que foram gerados. <br>
<br />
<h1><a NAME="rel_rel">Relatórios</a></h1>
<br />
<h1><a NAME="rel_atas">Emitindo Lista das Atas das Sessões</a></h1>
Para emissão deve ser informada a quantidade de atas que se deseja visualizar. Por padrão, caso nada seja indicado, as últimas 50 (cinquenta) atas serão apresentadas, por ordem descendente de data.<br />
<br />
<table border="1" style="bordercolor:#000000" cellpadding="5"
cellspacing="0" width="648">
<thead>
<tr>
<td bgcolor="#c7d8eb" width="141">
<p align="justify"><font style="font-size: 11pt;"
size="3"><b>Nome do Campo</b></font></p>
</td>
<td bgcolor="#c7d8eb" width="485">
<p align="justify"><font style="font-size: 11pt;"
size="3"><b>Instru&ccedil;&otilde;es para
Preenchimento</b></font></p>
</td>
</tr>
<tr valign="top">
<td width="141">
<p><font style="font-size: 11pt;" size="3">Data Inicial</font></p>
</td>
<td width="485">
<p><font style="font-size: 11pt;" size="3">Informe a data no formato dd/mm/aaaa relativa ao in&iacute;cio da(s) Sess&atilde;o, a partir do qual deseja realizar a consulta.</font></p>
</td>
</tr>
<tr valign="top">
<td width="141">
<p><font style="font-size: 11pt;" size="3">Data Final</font></p>
</td>
<td width="485">
<p><font style="font-size: 11pt;" size="3">Informe a data no formato dd/mm/aaaa relativa a ultima Sess&atilde;o, da qual deseja realizar a consulta.</font></p>
</td>
</tr>
<tr valign="top">
<td width="141">
<p><font style="font-size: 11pt;" size="3">Termos</font></p>
</td>
<td width="485">
<p><font style="font-size: 11pt;" size="3">Informe a(s) palavra(s) que corresponde(am) ao(s) termo(s) a ser(em) pesquisado(s) no texto da ATA da Sess&atilde;o. </font></p><p><font style="font-size: 11pt;" size="3"> As pesquisas por data ou por termos da Ata da Sess&atilde;o são excludentes.</font></p>
</td>
</tr>
<br />
</thead>
<tbody>
<tr valign="top">
</tbody>
</table>
<br />
A partir da vers&atilde;o 2.0, o Sapl realiza pesquisas pelo m&eacute;todo booleano.<br />
A busca booleana suporta as seguintes opera&ccedil;&otilde;es:<br /><br>
<font size="3">+</font> <br />
Um sinal de mais precedente indica que esta palavra deve estar presente no texto. Ex:<br />
&nbsp;&nbsp;+servidor +vantagens <br />
&nbsp;&nbsp;... ambas as palavras estar&atilde;o presentes. <br /><br>
<font size="3">-</font> <br />
Um sinal de menos precedente indica que esta palavra n&atilde;o deve estar presente em qualquer parte do texto.<br />
&nbsp;&nbsp;+utilidade +p&uacute;blica -org&atilde;o <br />
&nbsp;&nbsp;...as palavras &ldquo;utilidade&ldquo; e &ldquo;p&uacute;blica&ldquo; mas n&atilde;o &ldquo;&oacute;rg&atilde;o&ldquo;. <br /><br>
Por padr&atilde;o (quando nem mais nem menos &eacute; especificado) a palavra &eacute; opcional, mas os textos que a cont&eacute;m ser&atilde;o avaliadas positivamente.<br />
&nbsp;&nbsp;prefeitura executivo <br />
&nbsp;&nbsp;encontra registros que contenham pelo menos uma destas palavras <br /><br>
<font size="3">( )</font> <br />
Parenteses s&atilde;o usados para agrupar palavras em subexpress&otilde;es. <br />
&nbsp;&nbsp;+servidor +(f&eacute;rias vencimentos) <br />
&nbsp;&nbsp;... &ldquo;servidor&ldquo; e &ldquo;f&eacute;rias&ldquo;, ou &ldquo;servidor&ldquo; e &ldquo;vencimentos&ldquo; (em qualquer ordem) <br /><br>
<font size="3">< ></font> <br />
Estes dois operadores s&atilde;o usados para alterar a contribui&ccedil;&atilde;o de uma palavra no valor de relev&acirc;ncia que atribu&iacute;do a um registro.<br /> O operador < reduz a contribui&ccedil;&atilde;o e o operador > a aumenta. Veja o exemplo abaixo.<br>
&nbsp;&nbsp;+servidor +(<f&eacute;rias >vencimentos) <br />
&nbsp;&nbsp;... &ldquo;servidor&ldquo; e &ldquo;f&eacute;rias&ldquo;, ou &ldquo;servidor&ldquo; e &ldquo;vencimentos&ldquo; (em qualquer ordem), mas avalia &ldquo;servidor&ldquo; e &ldquo;vencimentos&ldquo; melhor que &ldquo;servidor&ldquo; e &ldquo;f&eacute;rias&ldquo;. <br /><br>
<font size="3">~</font> <br />
Um til precedente atua como um operador de nega&ccedil;&atilde;o, tornando negativa a contribui&ccedil;&atilde;o da palavra para a relev&acirc;ncia do registro. Ele &eacute; &uacute;til para marcar palavras &ldquo;ruidosas&ldquo;. Registros com tais palavras ter&atilde;o uma avalia&ccedil;&atilde;o mais baixa que outras. <br />
&nbsp;&nbsp;terrenos ~desincorpora <br />
&nbsp;&nbsp;...contenham as palavras terrenos ou desincorpora, por&eacute;m se a palavra &ldquo;desincorpora&ldquo; aparecer muito, o registro ter&acute; uma avalia&ccedil;&atilde;o negativa. <br /><br>
<font size="3">*</font> <br />
Um asterisco &eacute; um operador de truncamento. Diferente dos outros operadores, ele deve ser inserida ao fim da palavra, n&atilde;o deve ser precedente. <br />
&nbsp;&nbsp;terrenos -desincorpora* <br />
&nbsp;&nbsp;...cont&eacute;m a palavra terrenos e n&atilde;o contenha a palavra desincorpora, desincorporado, desincorpora&ccedil;&atilde;o, etc <br />
<font size="3">&ldquo;</font> <br />
A frase que &eacute; colocada entre aspas duplas &ldquo;, coincide apenas com registros que contenham esta frase literalmente, como foi digitada. <br />
&nbsp;&nbsp;&ldquo;desafeta&ccedil;&atilde;o de &aacute;rea p&uacute;blica&ldquo; <br />
&nbsp;&nbsp;... n&atilde;o apresenta &ldquo;desafeta&ccedil;&atilde;o de &aacute;reas p&uacute;blicas&ldquo; . <br /><br>
A partir da vers&atilde;o 2.0 do SAPL passou a ser
poss&iacute;vel tamb&eacute;m a <span
style="font-weight: bold;">pesquisa por palavra contida no
texto da ATA</span>. Basta informar a
palavra desejada no campo &ldquo;Texto&rdquo;, na parte
inferior da tela de pesquisa. Na lista de resultados
aparecer&atilde;o todas as ATAS que
contenham o termo pesquisado em qualquer parte do arquivo contendo o
texto integral, desde que seja um arquivo de formato .doc, .pdf, .txt,
.html, .htm ou .xml&nbsp;
<br />
<br />
<h1><a NAME="rel_tipo_autor_ano">Emitindo Relatório de Proposituras por Tipo, Autor e Ano</a></h1>
Para emissão deste relatório deve ser informado o parâmetro ano, ao qual as proposituras selecionadas para contagem se referem. No relatório constarão as quantidades relativadas as proposições elaboradas no ano informado, agrupadas por TIPO e AUTOR. O relatório é gerado para visualização e/ou impressão das quantidades no ano indicado. Os anos disponíveis, para seleção no parâmetro, são aqueles nos quais existem proposições. Portanto, o ano que não tenha proposição é omitido. As quantidades são apresentadas por autor, que estão em ordem alfabética, e, também, separadas por tipo em cada autor. A impressão, efetivamente, deve ser feita utilizando-se essa função do navegador. Antes porém, clique em <b>impressão</b> para eliminar o cabeçalho e o menu lateral da página.<br />
<br />
<h1><a NAME="rel_autor">Emitindo Relatório de Proposituras por Autor</a></h1>
Para emissão deste relatório deve ser informado o parâmetro ano, ao qual as proposituras selecionadas se referem. No relatório constarão resumos das proposições elaboradas no ano informado, agrupadas por autor. O relatório é gerado para visualização e/ou impressão da lista resumida por ano e autor. Os autores são listados em ordem alfabética. Somente anos que possuem matérias aparecem para seleção. A impressão deve ser feita utilizando-se a função disponível no navegador. Antes, porém, clique em <b>impressão</b> no menu horizontal acima, para retirar o cabeçalho e o menu lateral.<br />
<br />
<h1><a NAME="rel_materia">Emitindo Relatório de Matérias em Tramitação</a></h1>
Para emissão deste relatório, alguns parâmetros devem ser informados como: ano de apresentação, tipo de matéria, localização atual e status da tramitação, sendo que o parâmetro ano é obrigatório e os demais opcionais. No relatório constarão as matérias legislativas por ordem de ano, tipo, local e status, que atendam aos requisitos dos parâmetros informados. Vale observar que este relatório tem a finalidade de auxiliar o processo de gestão e controle da <b>tramitação em andamento</b> de matérias legislativas na Casa. Portanto, somente constarão no resultado as matérias que se encontram em tramitação no momento da geração deste relatório. Para impressão utilize a função do navegador logo após clicar em <b>impressão</b> na barra de menu horizontal acima para a retirada do cabeçalho e do menu lateral. <br />
<br />
<h1><a NAME="rel_historico_tramitacoes">Emitindo Relatório de Histórico de Tramitações</a></h1>
A finalidade deste relatório é informar dados sobre o histórico de tramitações das matérias legislativas havido na casa legislativa de acordo com parâmetros indicados. Alguns parâmetros devem ser informados como: período, localização, tipo de matéria e status da tramitação, preferencialmente nessa ordem, sendo obrigatório apenas o período, que já vem previamente informado com as datas limites - mais antiga e a mais atual - das tramitações existentes. Para alterar o período, basta sobrescreve-lo. Ainda relativo aos parâmetros, vale ressaltar que estão disponíveis somente aqueles que tiveram alguma matéria em tramitação, caso contrário, não constará na lista disponíbilizada para seleção. Por exemplo: suponha que esteja definido um local denominado <i>Comissão Especial</i> e que nunca houve tramitação para lá. Neste caso, na lista de <b>Localizações</b> o local em questão <b>não</b> estará disponível para seleção. Procedimento análogo é dado aos outros parâmetros Tipo Matéria e Status da Tramitação. Em razão da diversidade de informações, o relatório detalha apenas as proposições cujas informações atendam aos parâmetros fornecidos, sendo que para os demais casos, onde o parâmetro permaneceu <i>todos</i> fornece somente as quantidades de tramitações encontradas, sem detalhar quais são as proposições, exceto se a ordem informada localização, tipo matéria e status da tramitação, for respeitada. Isto é, não informar <b>tipo</b> sem informar <b>local</b> e não informar <b>status</b> sem informar <b>tipo</b> e <b>local</b>. Para impressão utilize a função do navegador logo após clicar em impressão na barra de menu horizontal acima para a retirada do cabeçalho e do menu lateral.<br />
<br />
</div>
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